Lula ganha apoio de Marina Silva na reta final da campanha no seu 1° turno
O ex-presidente Lula (PT) ganhou o apoio de Marina Silva (Rede) na reta final da campanha presidencial no seu 1° turno. Marina disse que o apoio a Lula tem o objetivo de conter a destruição de políticas ambientais e sociais, além do massacre dos desfavorecidos e das ameaças à democracia, por parte do governo Jair Bolsonaro (PL). “Estamos diante de um quadro de democracia ou barbárie. De democracia ou aniquilação dos povos indígenas, de democracia ou aniquilação do povo preto que está morrendo nas periferias, de democracia ou destruição da Amazônia. É na base da democracia que haveremos de reconstruir essas políticas”, disse Marina, que concorre a deputada federal por São Paulo.
Para Marina Silva, todos os brasileiros, mesmo aqueles que dizem votar em Bolsonaro, podem ser convencidos nos próximos dias a mudar de posição.
Dirigentes petistas avaliam que o apoio de Marina Silva a Lula simboliza “um tapa na cara” do presidenciável Ciro Gomes (PDT), devido ao fato de a ex-ministra ter sido uma opositora de Lula nas últimas eleições, com fortes críticas ao PT. A análise é que o eleitor pode observar que Marina deixou as desavenças de lado e prestou apoio ao ex-presidente em “prol da democracia” e para derrotar Jair Bolsonaro.