Ciro Gomes se irrita com pedidos de desistência de candidatura e por voto útil para Lula
O candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, está irritado com a campanha em defesa do voto útil na candidatura de Lula (PT) ainda no 1° turno. Artistas como Tico Santa Cruz, criador da banda Detonautas, e Caetano Veloso, que até pouco tempo apoiavam sua chapa, anunciaram voto no petista no confronto com Jair Bolsonaro (PDT). Ciro classificou Tico e Caetano como pessoas que “já estão com a vida ganha” e não têm preocupações maiores “com o dia seguinte”. Sobre o movimento, Ciro disse se tratar de “fake news” de petistas. O pedetista tem aparecido nas pesquisas na média de 7% das intenções de voto.
Mas a pressão sobre Ciro Gomes vem também de outras frentes, com pedidos até de desistência da sua candidatura. Mais de 50 políticos e intelectuais da esquerda em países da América Latina escreveram uma carta aberta ao presidenciável do PDT pedindo que ele desista da disputa em prol de Lula. Entre os que assinaram a carta está o ex-presidente do Equador, Rafael Correa.
Dentro do PDT, também há dirigentes aderindo ao voto em Lula no 1° turno. Entre os brizolistas em defesa do voto no PT, estão o ex-diretor da Fundação Leonel Brizola em Minas Gerais, André Luan, e Leonel Brizola Neto. Outra pedetista histórica que declara apoio a Lula é a radialista Cidinha Campos. Deputada estadual pelo Rio até 2018, ela reforçou que o que está em jogo é a democracia e o Brasil.