Camilo Santana assume Ministério da Educação e promete priorizar a alfabetização na idade certa
Em solenidade bastante prestigiada por vários políticos cearenses, o senador eleito Camilo Santana (PT) assumiu o comando do Ministério da Educação, nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro. E prometeu priorizar a alfabetização na idade certa enquanto estiver à frente da pasta. Entre os presentes, os senadores Cid Gomes e o suplente Julinho Ventura, o governador Elmano de Freitas, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, entre outros.
“A última avaliação feita pelo Saeb mostra que apenas uma em cada três crianças é alfabetizada na idade certa neste país. Ou seja: a maioria é analfabeta dentro da própria escola, o que provoca graves repercussões na sequência da vida dessas crianças”, disse Camilo. O Saeb é o Sistema de Avaliação da Educação Básica.
Segundo o novo ministro, a educação brasileira foi tratada como “subproduto” na gestão de Jair Bolsonaro, o que foi ainda mais agravado pela pandemia de Covid-19. A ex-governadora Izolda Cela também foi empossada com a número 2 da pasta, sendo bastante aplaudida na cerimônia.