AL retoma os trabalhos após o 1o turno das eleições
Nesta terça-feira, dia 4 de outubro, os deputados estaduais voltaram aos trabalhos com a primeira sessão na Assembleia Legislativa após a votação do primeiro turno no domingo passado. Os parlamentares que concorreram no pleito municipal e não foram eleitos, retornam normalmente às atividades legislativas.
Em janeiro de 2017, deixam a Assembleia Legislativa os deputados estaduais Carlomano Marques (PMDB), eleito prefeito em Pacatuba, Ivo Gomes (PDT), novo chefe do executivo de Sobral, Laís Nunes (PMB), prefeita do Icó, e Zé Ailton Brasil (PP), eleito no município do Crato. Mas este número pode ser maior Ainda estão na disputa para o segundo turno, os deputados Capitão Wagner Souza (PR) em Fortaleza e Naumi Amorim (PMB), que concorre à Prefeitura de Caucaia. Os eleitos têm até dezembro para renunciar aos mandatos no Legislativo.
Devem assumir os vagas em definitivo aqui na Assembleia os deputados Leonardo Araújo, do PMDB, Fernando Hugo, do PP, Dedé Teixeira, do PT, e Mário Hélio, do PDT. As mudanças, no entanto, não devem interferir na maioria parlamentar pró Governo no Legislativo.