Joe Biden anuncia apoio financeiro dos EUA ao Fundo Amazônia em encontro com Lula

  • 11/02/2023

A viagem de Lula aos Estados Unidos teve o retorno esperado pelo petista. Além da retomada das relações diplomáticas com o Governo dos EUA, o presidente brasileiro obteve apoio financeiro de Joe Biden para o Fundo Amazônia. Sob o governo de Jair Bolsonaro, países estrangeiros suspenderam os repasses ao Brasil diante do cenário de desmatamento e desrespeito ao meio ambiente.

Em encontro na Casa Branca, em Washington, Lula propôs a Biden uma aliança global em defesa do meio ambiente. Os EUA devem repassar cerca de R$ 270 milhões de reais ao Fundo Amazônia.

Lula e Biden também firmaram um pacto em defesa da democracia e contra ações da extrema-direita no mundo. Sobre a Guerra da Ucrânia, o presidente brasileiro sugeriu a criação de um grupo de países para buscar uma solução pacífica para o conflito.

O encontro com Biden teve tanto êxito que Lula deve ser convidado a participar da reunião do G7, que é o grupo dos sete países mais industrializados do mundo. O evento acontecerá na cidade de Hiroshima, no Japão, de 19 a 21 de maio.