Elmano mostra força na Assembleia e consegue aprovar pacote econômico, reforma administrativa e programa de cirurgias

  • 16/02/2023

O governador Elmano de Freitas (PT) demonstrou força e articulação política ao conseguir aprovar na Assembleia Legislativa do Ceará, nove projetos de lei, sendo oito vindos do Poder Executivo e um de autoria do Tribunal de Justiça do Ceará. Foram aprovados a promoção de ajustes na máquina administrativa estadual; o aumento em 2% da alíquota do ICMS; a instituição do Fundo Estadual de Sustentabilidade Fiscal do Estado do Ceará, do Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgia Eletivas, do Programa Ceará sem Fome, do Programa de Segurança Cidadã, além da transformação da criação de cargos na estrutura do Poder Judiciário do Estado do Ceará.

Elmano de Freitas passa então a tirar do papel a reforma administrativa anunciada no ano passado, iniciar as ações de combate à fome no Estado, além de ampliar a expectativa de arrecadação tributária no Ceará. A base governista na AL conseguiu aprovar as matérias com ampla maioria.

Os votos obtidos pela base aliada variaram de um mínimo de 29 a um máximo de 35. A oposição oscilou de 6 a 13 votos. No PDT, apenas três dos 13 deputados estaduais votaram contra o governo. Exatamente, os três parlamentares ligados ao ex-prefeito Roberto Cláudio e ao prefeito de Fortaleza, José Sarto, que são Antônio Henrique, Cláudio Pinho e Queiroz Filho.

No União Brasil, liderado pelo ex-deputado federal Capitão Wagner, três deputados se posicionaram como oposição, mas Firmo Camurça esteve do lado do governo.