Governo Federal confirma volta de imposto com taxa diferente para gasolina e etanol
O Governo Federal confirmou nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, que haverá aumento do imposto sobre os combustíveis para arrecadar R$ 28,8 bilhões neste ano. Com isso, a cobrança dos impostos PIS e Cofins já na quarta-feira, 1º de março, de acordo com o que for decidido pelo governo. Assim, a expectativa é que o consumidor já deve sentir alteração no preço da gasolina e do diesel nos postos de combustíveis a partir da quarta-feira.
Na gasolina, o aumento deve ficar em torno de 69 centavos, enquanto no etanol a perspectiva de alteração é de 24 centavos. O preço que será praticado na bomba pode ficar menor. A prorrogação da desoneração nos combustíveis feita pelo presidente Lula vale somente até esta terça-feira , dia 28 de fevereiro, que incidia sobre a gasolina, o álcool, a querosene de aviação e o gás natural veicular (GNV).
A equipe econômica, comandada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, contava com a volta da cobrança dos impostos para aumentar a arrecadação e diminuir o rombo de mais de R$ 200 bilhões esperados para as contas do governo neste ano.