Procurador eleitoral se diz favorável a cassação dos mandatos de Camilo, Elmano e Jade em ação movida pela coligação de Roberto Cláudio

  • 08/03/2023

O procurador regional eleitoral do Ceará, Edmac Lima Trigueiro, manifestou nesta terça-feira, dia 7 de março, um parecer favorável ao pedido de cassação do diploma do governador Elmano de Freitas (PT), acusado de ter sido favorecido pela prática de abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral do ano passado. A ação foi aberta pela coligação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), adversário de Elmano na disputa e que terminou em terceiro lugar. Também são alvos os mandatos da vice-governadora Jade Romero (MDB) e o senador licenciado e hoje ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Segundo a denúncia, a então governadora Izolda Cela teria beneficiado municípios, por meio da celebração de convênio e do repasse de recursos para obras. A defesa da coligação de Elmano e Camilo considera que a manifestação do Ministério Público Eleitoral não considerou todas as provas apresentadas.

A manifestação do procurador é uma opinião emitida dentro do processo movido pela coligação de Roberto Cláudio. Ela serve de subsídio para a tomada de decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), mas não necessariamente precisa ser seguida pelos magistrados.