TCU julga nesta quarta-feira qual será o destino das joias árabes que estão com Bolsonaro
O Tribunal de Contas da União (TCU) deve decidir nesta quarta-feira, dia 15 de março, o destino do segundo pacote de joias que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu da Arábia Saudita. A expectativa é que o plenário determine a devolução dos bens e defina qual órgão ficará responsável pela guarda do acervo até uma decisão final da Corte. A sessão começa às 14h30min.
Se antecipando a uma eventual derrota, a defesa de Bolsonaro se ofereceu na última segunda-feira, dia 12, para devolver as joias ao TCU por sua própria conta.
Jair Bolsonaro, que ainda está nos Estados Unidos, anunciou a possibilidade de um retorno ao Brasil no dia 29 de março, mas diz que vai analisar o cenário jurídico antes de voltar ao País.
Em depoimento à Polícia Federal, o ex-ministro Bento Albuquerque afirmou que não conversou com Bolsonaro sobre os presentes, numa tentativa de blindá-lo no escândalo do recebimento das joias avaliadas em ao menos R$ 16,5 milhões. O ex-ministro já mudou de versão várias vezes pra tentar justificar a entrada das joias no País de forma irregular.