Copom anuncia taxa de juros hoje. Governo Lula define pacote fiscal apenas na volta da viagem presidencial à China
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro que o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, não está cumprindo adequadamente seu mandato, ao manter taxas de juros excessivamente altas, que prejudicam a economia e os níveis de emprego. “Não há nenhuma razão, nenhuma explicação, nenhuma lógica. Só quem concorda com juros altos é o sistema financeiro, que sobrevive e vive disso e ganha muito dinheiro com especulações”, disse o presidente. O Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia nesta quarta-feira, dia 22 de março, às 18 horas, como fica a taxa de juros no País que hoje está 13,75%.
Lula apresentará o novo arcabouço fiscal apenas depois de sua viagem à China e que não há pressa para discutir a proposta apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada.
O chefe do Planalto orientou Haddad a divulgar o pacote apenas depois da viagem, para a qual embarca no sábado. Lula e o ministro devem ficar uma semana fora do país e devem aproveitar a viagem para discutir sobre a proposta fiscal, que também já foi apresentada ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e só presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O arcabouço fiscal depende da aprovação do Congresso Nacional.