Governo Lula suspende implantação do Novo Ensino Médio e promove reabertura de vagas para cursos de medicina onde faltam médicos

  • 04/04/2023

O Ministério da Educação (MEC) deve suspender a portaria que estipula o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio. Com isso, não deverá haver mudança no formato do Enem 2024, como previsto inicialmente. As mudanças no Ensino Médio vinham recebendo críticas de professores e também dos alunos.

O modelo do Novo Ensino Médio, vigente há dois anos, promove alterações na grade curricular aumenta a carga horária, dá possibilidade para formação técnica e profissional e estabelece a oferta de disciplinas optativas em todas as escolas do país.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também faz outra alteração importante no setor. A proibição da abertura de novos cursos de medicina no Brasil em vigor desde 2018, vai deixar de valer nesta quarta-feira, dia 5 de abril. A ideia inicial do governo é permitir a criação de vagas somente nas regiões onde faltam médicos, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana.

A proibição estabelecida durante o governo do ex-presidente Michel Temer era uma tentativa de controlar a qualidade da formação de profissionais de saúde, após um “boom” no surgimento de faculdades privadas.