Bismarck Maia deixa o PDT e vai assumir comando do Podemos no Ceará. Leitão agradece convite do PT
O prefeito de Aracati, Bismarck Maia, deixou o PDT e assumiu a presidência do Podemos no Ceará. A mudança acontece no momento de um racha no PDT estadual com parlamentares defendendo o apoio do partido ao governador Elmano de Freitas (PT) e outros ligados ao ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, querendo que a legenda se mantenha na oposição.
A ida de Bismarck Maia para o Podemos tem a influência do senador Cid Gomes (PDT) como articulador político. Diante da insatisfação de vários deputados pedetistas com a divisão na legenda no Ceará, não é descartada uma debandada de parlamentares do PDT que tenham identificação política com o governador Elmano de Freitas (PT) e o senador Camilo Santana (PT). Aos pedetistas ainda cabe como opção o Republicanos, comandado no Ceará pelo empresário e suplente de senador Chiquinho Feitosa.
E um desses nomes é o do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), que agradeceu o convite do líder do PT na AL, De Assis Diniz, para ingressar no partido e concorrer à Prefeitura de Fortaleza em 2024. Leitão disse se sentir “honrado” com o convite, mas que vai deixar a decisão mais pra frente a decisão de deixar ou não o PDT.