Futuro político de Jair Bolsonaro entra na pauta do TSE a partir desta quinta-feira
O futuro político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entra na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir desta quinta-feira, dia 22 de junho. O TSE inicia o julgamento da ação que pode tornar o ex-presidente inelegível por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Os ministros vão analisar uma reunião realizada por Bolsonaro em julho de 2022. Quando ocupava o cargo máximo da República, ele reuniu, na residência oficial do Palácio da Alvorada, embaixadores de países estrangeiros para fazer ataques infundados sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral.
Em jogo está a possibilidade de Bolsonaro ficar inelegível por oito anos. Diante das provas levantadas e produzidas pelo próprio acusado, entre os aliados de Bolsonaro já se admite a certeza da condenação.
Resta saber, como Bolsonaro irá lidar com essa possível derrota na Justiça Eleitoral. Além disso, Jair Bolsonaro ainda tem vários outros processos na Justiça a enfrentar que podem ainda levá-lo para a prisão.