Após reunião de Lupi, Cid e André, PDT deve reabrir diálogo com Camilo Santana e Elmano de Freitas

  • 27/06/2023

Em busca da unidade partidária dentro do PDT, o presidente licenciado e ministro do Governo Lula, Carlos Lupi, esteve em Fortaleza nesta segunda-feira, dia 26 de junho, e se reuniu com o senador Cid Gomes e com o deputado federal André Figueiredo, que preside hoje o PDT estadual.

Após o encontro, Lupi defende que o PDT deve retomar o diálogo com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e com o governador Elmano de Freitas (PT). A reaproximação com o PT é defendida por Cid Gomes e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. Cid diz ter uma parcela majoritária no PDT cearense que deseja integrar a base do Governo Elmano de Freitas.

O senador pedetista diz ter o apoio de 13 de 16 deputados estaduais, 6 de 7 deputados federais (incluindo os suplentes em exercício) e 57 dos 59 prefeitos do PDT no Ceará. Cid ressalta que esse grupo deseja que ele assuma o comando do PDT no Estado, ideia que é refutada por André Figueiredo que pretende ficar até dezembro no cargo. A ideia de convocar uma reunião do diretório estadual do partido não está descartada.

No pano de fundo da crise dentro do PDT estão as declarações críticas do ex-ministro Ciro Gomes e do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao governo de Elmano de Freitas. Derrotados nas eleições do ano passado, Ciro e RC querem se manter na oposição. Ainda há o fato do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, querer pleitear a reeleição mas não ser unanimidade dentro da legenda.

Cid Gomes garante que parlamentares e prefeitos do PDT querem retomar a paz no partido. Por isso, é preciso reagrupar as forças políticas em torno de um projeto no Estado. “Esse grupo que está aqui (aliados de Cid Gomes) quer paz, quer olhar para frente, quer virar a página das eleições (de 2022) e quer olhar pra frente. Tudo pode ser discutido na frente, né? Inclusive a relação com o Governo Federal, a relação com o Governo do Estado, mas isso tudo a gente deve fazer internamente, respeitando o pensamento majoritário do partido”, avaliou o senador. Os irmãos Ivo Gomes (prefeito de Sobral) e Lia Gomes (deputada estadual) estão do lado da tese de Cid Gomes.