Com placar de 3 a 1 no TSE, Bolsonaro está a apenas um voto para se tornar inelegível. Votação deve ser finalizada nesta sexta-feira
O ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser declarado inelegível por oito anos nesta sexta-feira, dia 30 de junho. O placar no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está 3 a 1 contra o ex-presidente acusado de abuso de poder em 2022 quando reuniu embaixadores estrangeiros em Brasília para atacar o sistema eleitoral. Falta apenas um voto para que Bolsonaro fique impedido de se candidatar a qualquer cargo eletivo pela Justiça Eleitoral até 2030.
Os ministros Floriano Marques e André Tavares acompanharam o voto do relator Benedito Gonçalves, formando o placar de 3 a 1. Raul Araújo votou a favor de Jair Bolsonaro.
O julgamento será retomado nesta sexta-feira, a partir de meio-dia, com os votos dos ministros Carmen Lucia, Kássio Nunes Marques e Alexandre de Moraes. Nos bastidores, o placar esperado é de 5 a 2, caso Nunes Marques vote com o ex-presidente, ou 6 a 1 se o ministro nomeado por Bolsonaro vote com a tese do relator.