Lula faz balanço positivo da viagem a Bélgica e aposto em acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

  • 19/07/2023

O presidente Lula (PT) fez um balanço das negociações entre o Mercosul e União Europeia em coletiva de imprensa em Bruxelas, Bélgica.

Segundo ele, “das reuniões que participei com a União Europeia, essa foi uma das mais exitosas. Fazia oitos anos que a Cúpula Celac – UE não se reuniam. Mostrou o interesse político e econômico da União Europeia na América Latina, com investimentos de 45 bilhões de euros”. Lula diz que vai apresentar, em agosto, um projeto de transição energética e transição ecológica, para dar a contribuição brasileira na preservação do planeta.

O Brasil teve 10 reuniões bilaterais com outros países. De acordo com Lula, “a riqueza da negociação entre os países da América Latina e da Europa é que alguém tem que ceder em algum ponto. Definitivamente a UE está interessada, de verdade, em investir na América Latina. Primeiro, pela questão do clima, segundo pela questão energética. A parte do mundo que pode produzir o hidrogênio verde somos nós”.

A América Latina é um mercado muito importante para a União Europeia. “Estou otimista para a conclusão do acordo entre Mercosul – UE ainda este ano. Pouca gente no mundo pode falar de questão de preservação ambiental e energia limpa como nós. Nós temos um compromisso histórico e que não depende de acordo com outros países. Nosso compromisso é acabar com o desmatamento na Amazônia até 2030”, finalizou o petista.

Sobre a Venezuela, Lula defendeu que o País tenha eleições livres e o povo venezuelano possa traçar o seu destino.

No retorno ao Brasil, Lula deve tratar da ampliação do apoio do Governo Federal no Congresso Nacional através de mais espaço para parlamentares do Centrão na esfera de Governo. O presidente, no entanto, reafirmou que alguns ministérios são inegociáveis como são os casos da Saúde e do Combate à Fome, que envolve o programa Bolsa Família.