MP reativa núcleo de mediação de conflitos na Barra do Ceará
O Núcleo de Mediação Comunitária da Barra do Ceará voltou a funcionar nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, após um ano e meio fechado. A expectativa é de uma demanda de 250 atendimentos por mês.
O Ministério Público Estadual conta hoje com 10 núcleos de de mediação comunitária em funcionamento. São cinco na Capital, quatro na Região Metropolitana e um no interior, na cidade de Sobral. “O núcleo da Barra do Ceará, em Fortaleza, estava desativado há um ano e seis meses. Agora, foi reativado e vai passar a prestar atendimento ao público de segunda a sexta-feira de oito da manhã às cinco da tarde”, afirmou Edmilson Maia, supervisor do Núcleo de Mediação Comunitária da Barra do Ceará.
O Programa de Mediação Comunitária do Ministério Público já tem 17 anos de atuação. A média de atendimento anual é de 14 mil pessoas em toda a rede.
Através da mediação é possível resolver diversos tipos de conflitos. Problemas que envolvem questões de família e brigas de vizinhos são os casos mais comuns.
“O índice de soluções e acordos é superior a 80%, mas o mais importante de relação entre as partes envolvidas”, disse Jucileide Cronemberger, assessora técnica do Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária.