Após assembleia da ONU, Lula tem compromissos quanto às indicações para a PGR e STF

  • 18/09/2023

O presidente Lula (PT) está nos Estados Unidos para a Assembleia Geral da ONU, onde fará o discurso de abertura. No retorno ao Brasil, Lula terá compromissos importantes quanto a definição dos nomes para a Procuradoria Geral de Justiça (PGR) no lugar de Augusto Aras e para o Supremo Tribunal Federal (STF) no posto da ministra Rosa Weber.

Dois principais concorrentes ao cargo na PGR são o procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco e o subprocurador-geral Antonio Carlos Bigonha. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se com os dois principais candidatos à sucessão de Augusto Aras no Palácio do Planalto antes de ir para os EUA.

Para o STF, o ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) é considerado o favorito para a vaga de Rosa Weber. Diante dessa projeção, os aliados do presidente Lula estão envolvidos em uma intensa competição nos bastidores pela posição de ministro da Justiça e Segurança Pública. O Ministério da Justiça é uma das pastas mais cruciais do governo, abrigando, por exemplo, a Polícia Federal sob sua jurisdição.