Governo do Ceará reafirma que obra da usina de dessalinização não vai afetar cabos de internet na Praia do Futuro
O governador Elmano de Freitas (PT) voltou a afirmar que os estudos técnicos realizados mostram que a construção da usina de dessalinização da água do mar na praia do Futuro, em Fortaleza, não vai representar qualquer ameaça aos cabos de internet instalados na região.
A obra da usina de dessalinização é uma PPP (parceria público-privada) da SPE com o governo do estado e deve começar a construção no começo de 2024. O investimento total em 30 anos é R$ 3 bilhões. A usina vai fornecer água para abastecer cerca de 700 mil pessoas da capital, mas deve ajudar todo o estado.
A praia do Futuro recebe 17 cabos submarinos e abriga o segundo maior hub do mundo de sistemas ópticos submarinos, atrás apenas de Marselha, na França. Segundo o Ministério das Comunicações, 99% do tráfego da internet do Brasil passa por esse hub. Ele também atende países vizinhos e até a África.
A Anatel vai apresentar, em até 20 dias, um estudo técnico sobre usina de dessalinização em Fortaleza. O documento a ser concluído pela agência reguladora busca verificar se a distância de 500 metros entre a planta de dessalinização e os cabos de telecomunicações é segura para a internet do País.
