Relatório final da CPI dos Atos Golpistas é aprovado no Congresso com indiciamento de Bolsonaro e mais 60 pessoas

  • 19/10/2023

A CPI dos Atos Golpistas aprovou relatório final que propõe o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) e de aliados por tentativa de golpe de Estado, devido aos acontecimentos de 8 de janeiro deste ano. O documento elaborado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) concentrou 20 votos favoráveis e 11 contrários. Toda a documentação será encaminhada para órgãos investigadores, que devem dar sequência às denúncias como a Procuradoria-Geral da República, o Ministério Público Federal e a Advocacia-Geral da União (AGU).

Durante a CPI, a oposição tentou responsabilizar a equipe do governo Lula pelos ataques às redes dos Três Poderes. Porém, com a derrota, haverá o indiciamento de 61 pessoas, incluindo civis e miliares. 

Deputados federais e senadores trabalharam por cinco meses. O documento apresentou um histórico de atitudes democráticaa durante a gestão de Jair Bolsonaro, apontando responsabilidade direta do ex-presidente por ataques às instituições. Conforme o relatório, Bolsonaro estimulou a adesão de simpatizantes e acirrou o ambiente político.