Sudene libera recursos para complemento das obras da ferrovia Transnordestina
A Sudene, vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, autoriza nesta semana a liberação da parcela de R$ 811 milhões do financiamento da Transnordestina Logística (TLSA) para a construção da ferrovia que liga o município Eliseu Martins (PI) ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE). Esta é a principal obra estruturadora para o desenvolvimento do Nordeste e prioritária para o Governo Federal, incluída no Novo PAC.
“Esta ferrovia garantirá emprego e renda não apenas durante a construção, mas, principalmente, gerará um crescimento estimado de R$ 7 bilhões no PIB, além de oportunidades para viabilizar o desenvolvimento em toda a região, especialmente para Ceará, Pernambuco e Piauí”, garantiu o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
A ferrovia terá grande impacto no Nordeste, especialmente para o transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério. Promoverá a integração nacional e aproximará o Brasil dos principais mercados mundiais. Com um potencial de elevação do PIB e geração de mais de 90 mil empregos durante o período de delegação. A Transnordestina é a maior obra linear em execução no Brasil, com extensão de mais de 1.200 quilômetros, passando por 53 municípios no Piauí, Ceará e Pernambuco.
