Deputado Renato Roseno quer tornar obrigatória distribuição gratuita de água em shows no Ceará
Depois do episódio que ocorreu no Rio de Janeiro durante show da cantora americana Taylor Swift, em que uma fã passou mal e morreu por conta do calor, no estádio Engenhão, o deputado estadual cearense Renato Roseno (PSOL) quer tornar obrigatória a distribuição gratuita de água potável filtrada em shows, festivais e eventos de grande porte que forem realizados no Ceará. Um projeto de lei tratando sobre o assunto foi protocolado nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, na Assembleia Legislativa do Ceará.
A oferta de água deve ocorrer de três formas: autorizando o público a ingressar com garrafas de água para consumo próprio; instalando bebedouros, com sinalização, em diversas áreas do evento; e distribuindo água em embalagens.
A matéria proíbe a cobrança de taxas ou valores adicionais pelo acesso aos bebedouros e o aumento abusivo de preços da água comercializada no evento. A fiscalização deve ser feita pelos órgãos de defesa do consumidor, como o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon).