Banco Central reduz taxa Selic e Ceará comemora aumento do PIB no terceiro semestre

  • 14/12/2023

O Copom do Banco Central promoveu nova redução da taxa de juros em 0,5%. A taxa caiu de 12,25% para 11,75% ao ano, em nova decisão unânime entre os membros do Comitê. Essa foi a quarta redução seguida na taxa Selic, que agora está no menor patamar desde março de 2022, quando estava em 10,75% ao ano.

Enquanto isso, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará fechou com crescimento de 2,24% no terceiro trimestre de 2023 em relação a igual período de 2022, resultado que ficou acima do índice nacional divulgado pelo IBGE, de 2,0%. O desempenho do PIB cearense no terceiro trimestre, quando comparado com o segundo trimestre deste ano, foi de 0,06%, enquanto o do Brasil cresceu 0,1%. Os números da economia cearense foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.

O Ceará também encerrou o mês de novembro com saldo positivo após o registro de 7.586 empresas apenas no último mês, o que resultou no saldo de mais de dois mil novos empreendimentos, de acordo com os dados levantados pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec).