Novo presidente da Argentina anuncia pacote com restrições e já enfrenta primeiros protestos nas ruas

  • 21/12/2023

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta quarta-feira, dia 20 de dezembro, o Decreto de Necessidade e Urgência, que viabiliza a desregulação econômica do país. O texto modifica ou revoga mais de 350 normas e entra em vigor na quinta-feira, dia 21, assim que for publicado no Diário Oficial
O decreto desregulamenta o serviço de internet via satélite e a medicina privada, flexibiliza o mercado de trabalho e revoga uma série de leis nacionais. As medidas incluem também a conversão de diversas empresas estatais em sociedades anônimas, facilitando o processo de privatização dessas instituições.
Dias após seu governo anunciar protocolo antipiquetes e ameaçar cortar benefícios sociais de manifestantes, o novo presidente da Argentina acompanhou protesto da sede da Polícia Nacional. O primeiro grande protesto contra o governo do novo presidente da Argentina, Javier Milei, teve confrontos entre manifestantes e policiais nesta quarta-feira, dia 29, em Buenos Aires. As tensões aumentaram quando os oficiais tentaram levar os manifestantes para a calçada, desobstruindo uma das vias da cidade.