Com boas chuvas, Ceará tem 20 açudes sangrando e outros 12 com volume acima de 90% da capacidade
De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), subiu para 20 a quantidade de açudes monitorados pela Cogerh sangrando no Ceará. Outros 12 reservatórios registram mais de 90% da capacidade total.
Os açudes Diamantino II, em Marco, e o São Domingos, em Caridade, sangraram na manhã desta segunda-feira, dia 18 de março. O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu a marca de 42% da capacidade. No início da quadra chuvosa esse percentual era de 37%.
As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, na porção norte do Ceará, são as mais confortáveis atualmente em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação, cada uma.
Dos três maiores reservatórios do Estado, apenas o açude Orós está com acima da metade da capacidade total, com 52,16%. O Castanhão, maior reservatório do Brasil, tem 25,84% do nível preenchido, enquanto o Banabuiú tem 37,1%.
Por outro lado, as regiões hidrográficas do Médio Jaguaribe e Sertões de Crateús seguem em alerta, com volumes abaixo de 30% da capacidade. Outros 42 açudes seguem com volumes abaixo dos 30% da capacidade.