Sob forte pressão política, ministra da Saúde exonera diretor do Departamento de Gestão Hospitalar e demite secretário de Atenção Especializada à Saúde

  • 19/03/2024

Após a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciar nesta segunda-feira, dia 18 de março, a exoneração de Alexandre Telles, diretor do Departamento de Gestão Hospitalar da pasta, o anúncio da demissão do secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, também ocorreu. As mudanças têm relação com denúncias de descaso, apadrinhamentos e nomeações sem critérios técnicos em hospitais federais do Rio de Janeiro.

Na reunião ministerial com o presidente Lula, nesta segunda-feira, Nísia tratou sobre as recentes crises que o Ministério da Saúde vem enfrentando. Ela chegou a abordar sobre a epidemia de dengue no país, o número de mortes yanomami e também sobre a situação dos hospitais federais no Rio de Janeiro.

A chefe da pasta ainda afirmou que sofre muita pressão política e que é cobrada para falar grosso, mas continuará conversando com “contundência”. Alguns partidos da base reivindicam o Ministério da Saúde, mas Lula optou por Nísia Trindade pelo critério de competência técnica.