Usuários das cinquentinhas pedem ajuda na AL contra a fiscalização do Detran
Condutores das chamadas cinquentinhas fizeram um protesto nesta sexta-feira, dia 4 de novembro, contra a fiscalização sobre os ciclomotores, que foi desencadeada pelo Detran, desde o último dia primeiro de novembro. As cinquentinhas agora precisamos estar emplacadas e o condutor devidamente habilitado.
Desde o último dia primeiro de novembro, o Departamento de Trânsito do Ceará começou a fiscalizar a obrigatoriedade do emplacamento dos ciclomotores e a habilitação dos condutores. Além de multa, o veículo pode ser apreendido. De acordo com o Detran, há apenas 1.400 ciclomotores emplacados no Ceará. Em relação a habilitação é necessário que o condutor tenha autorização para conduzir cinquentinhas ou CNH da categoria A. A multa para a infração é de R$ 880,41 e sete pontos na carteira de habilitação.
A Associação dos Motociclistas do Ceará denuncia que nem as auto escolas, por enquanto, estão emitindo a autorização para que os condutores possam circular nas cinquentinhas. “Quem tá buscando a habilitação, não está sabendo como proceder”, afirmou Edson Maia, presidente da Associação dos Motociclistas do Ceará.
A categoria pediu a ajuda de deputados na Assembleia Legislativa para intermediar uma solução com o Detran. “O Governo tem que ajudar na autorização para os condutores que são carentes e não podem pagar”, disse Heitor Férrer, deputado estadual/PSB.