Lula anuncia nesta terça-feira novas ações às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul

  • 14/05/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne novamente o Ministério nesta terça-feira, dia 14 de maio, anunciar medidas para pessoas físicas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Ele deve visitar o estado novamente nesta quarta-feira, dia 15. Lula adiou viagem ao Chile que faria nesta semana devido à volta das chuvas no Sul do País.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na reunião que o estado do Rio Grande do Sul vai poder suspender o pagamento de sua dívida pública com a União por três anos. Ao final deste período, os juros que incidiriam sobre o estoque dessa dívida não serão cobrados.

O Governo Federal coordena uma articulação que envolve 17 ministérios, as Forças Armadas e mais de 26 mil pessoas para enfrentar a crise que afeta mais de 2 milhões de pessoas em 447 municípios do Rio Grande do Sul em função de chuvas que devastaram parte do estado. Além do salvamento de pessoas e animais, os profissionais atuam no restabelecimento de energia e de telecomunicações, na recuperação de estradas e estruturas, no acolhimento e na estruturação de abrigos para desalojados, no atendimento em saúde e na garantia da segurança de instalações.