Planalto articula com Governo do Rio Grande do Sul as primeiras ações para reconstrução do Estado após tragédia

  • 20/05/2024

O ministro Paulo Pimenta (PT), nomeado chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, articula com o governador Eduardo Leite (PSDB) as primeiras ações para a reconstrução do Estado após a tragédia provocada pelas enchentes. Especialistas destacam que, a curto e médio prazo, o governo deve centrar seus esforços na construção de moradias e na recuperação de rodovias e pontes, afetadas pelas enchentes. A partir de então, o foco deverá ser direcionado aos equipamentos públicos de saúde e educação.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), reconhece que estudos apontavam a possibilidade de haver uma elevação no nível das chuvas que poderia causar grandes enchentes no estado. No entanto, afirma que não investiu mais recursos na prevenção porque “o governo também vive outras agendas” e que a pauta “que se impunha era a questão fiscal”.

O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, caiu ainda mais nesta segunda-feira. Às 5h15min, a marca estava em 4,30m. A rede municipal de ensino inicia a volta às atividades em Porto Alegre neste início de semana. Há 157 pessoas mortas por causa da tragédia no Rio Grande do Sul.