Conselho de Segurança da ONU realiza nesta terça-feira reunião de emergência sobre massacre em Rafah

  • 28/05/2024

O Conselho de Segurança da ONU realizará nesta terça-feira, dia 28 de maio, uma reunião de emergência sobre o ataque isfraelense a um acampamento de tendas em Rafah, que resultou na morte de dezenas de palestinos, informou uma fonte diplomática. “Na terça-feira à noite, ocorrerão consultas a portas fechadas a pedido da Argélia”, disse a fonte.

Na noite de domingo, o exército israelense realizou um ataque em Rafah. Pelo menos oito mísseis atingiram o acampamento de tendas na área de Tell al Sultan, perto do depósito da UNRWA. De acordo com os últimos relatos, pelo menos 40 pessoas foram mortas, a maioria delas mulheres e crianças. O escritório de imprensa do exército israelense informou que o aparato do Estado Maior iniciou uma investigação sobre a morte de civis na área do ataque.

Oito meses após o início dos ataques feitos por Israel, a ONU estima que mais de 5% da população de Gaza foi morta, ferida ou está desaparecida; pelo menos 3 mil mulheres ficaram viúvas; pelo menos 10 mil crianças ficaram órfãs; mais de 17 mil crianças estão desacompanhadas ou separadas de suas famílias; mais de 1 milhão de pessoas perderam suas casas, quase metade da população de Gaza.

A ofensiva israelense deslocou quase toda a população de 2,2 milhões de pessoas em Gaza. O documento, utilizado para fazer um apelo por recursos internacionais, estima que a ONU necessita de US$ 3,8 bilhões (R$ 19,7 bilhões) para operações de resgate e assistência aos palestinos.