Tentativa de golpe na Bolívia é frustrada com reação popular e prisão de general que comandou tropas contra sede do Governo

  • 27/06/2024

A tentativa de golpe militar na Bolívia foi derrotada após uma “união cívico-militar”. Militares comandados pelo general do Exército Juan José Zúñiga invadiram a sede presidencial em La Paz e confrontaram diretamente o presidente Luis Arce. A reação popular tomou conta das ruas da capital boliviana. Houve também a condenação do golpe por vários países, incluindo o governo brasileiro em manifestação do presidente Lula.

Luis Arce agradeceu ao povo boliviano pela valentia nos protestos. A Central dos Trabalhadores da Bolívia ameaçou realizar manifestações e convocar uma greve geral até a restauração da ordem constitucional.

O general Juan Zúñiga foi preso e é o principal suspeito de liderar a escalada golpista contra a sede presidencial. Ele atuou como comandante geral do Exército Boliviano de 2022 até esta semana, quando foi destituído pelo presidente Arce. Perdeu o cargo após uma série de ameaças ao ex-presidente Evo Morales.