Maduro diz que venceu eleição na Venezuela, mas oposição aponta fraude. Brasil só reconhecerá resultado com divulgação de atas eleitorais

  • 29/07/2024

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi reeleito para um terceiro mandato consecutivo de seis anos, em meio a denúncias de fraude da oposição, que reivindicou a vitória de seu candidato, Edmundo González Urrutia.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), vinculado ao governo, proclamou a vitória do presidente, que recebeu 5,15 milhões de votos (51,2%), após a apuração de 80% das urnas. González Urrutia recebeu 4,45 milhões de votos (44,2%).

O governo brasileiro vai aguardar que as atas da eleição presidencial na Venezuela estejam disponibilizadas para reconhecer os resultados do voto em Caracas. A precaução de Brasília é tomada diante da sensibilidade do processo. Enquanto isso, o Brasil solicitou à missão da ONU destacada na Venezuela e ao Carter Center que averiguem a acusação dos movimentos de oposição que, na noite deste domingo, denunciam os problemas que estão tendo na apuração dos votos da eleição.