Em meio a protestos na Venezuela, Lula cobra dados da votação. Atos contra Maduro já deixam 11 mortos e quase 800 presos

  • 30/07/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre as eleições presidenciais na Venezuela que vêm sendo questionadas pela oposição, que não aceita a reeleição do presidente Nicolás Maduro. Lula disse que, para “resolver a briga”, é preciso que as autoridades locais apresentem as atas de votação. O presidente afirmou ainda que não vê nada “anormal”, “grave” ou “assustador” no processo eleitoral venezuelano. 

Lula conversou por telefone por cerca de meia hora com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta terça-feira, dia 30 de julho. Lula reiterou a Biden que o governo brasileiro quer a divulgação das atas eleitorais por parte das autoridades venezuelanas. Segundo a Casa Branca, Biden também reforçou a necessidade apresentação das atas.

Onze pessoas morreram e outras 44 ficaram feridas durante as manifestações que tomaram ruas de diversas cidades da Venezuela desde segunda-feira, dia 29, segundo ONGs que atuam no país. Dentre os mortos, dois são menores de idade. Os manifestantes protestam contra o resultado que indicou vitória do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, após uma eleição tensa no fim de semana.