Lula viaja ao Chile para assinar acordos e discutir crise nas eleições da Venezuela

  • 05/08/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou neste domingo, dia 4 de agosto, para Santiago, onde se encontrará com o presidente chileno, Gabriel Boric. Durante a visita, está prevista a assinatura de pelo menos 15 acordos bilaterais abrangendo áreas como direitos humanos, investimentos, comércio, defesa, ciência e tecnologia.

Lula será recebido nesta segunda-feira, dia 5, no Palácio de La Moneda para um encontro reservado com Boric. Após a reunião bilateral, os presidentes terão um diálogo com membros de seus respectivos gabinetes, visando fortalecer as relações diplomáticas e expandir a cooperação em diversas esferas. Ainda nesse dia, está programada a participação do presidente brasileiro no Fórum Empresarial Chile-Brasil, que visa promover o intercâmbio econômico e comercial entre os dois países.

As discussões também incluirão temas ambientais e de desenvolvimento sustentável, refletindo os compromissos compartilhados por ambos os países em relação à agenda climática global. Lula ainda se encontrará com líderes do Judiciário e do Legislativo chileno e com dirigentes da companhia aérea Latam, destacando a importância dessa conexão aérea para o fortalecimento das relações bilaterais. Além dos acordos, a visita também focará em discussões significativas sobre a recente eleição na Venezuela, contestada pela oposição ao presidente Nicolás Maduro.