Apesar de pressão dos bolsonaristas, Rodrigo Pacheco admite poucas chances de avanço em pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes

  • 10/09/2024

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) conversou com senadores bolsonaristas ao receber o pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes nesta segunda-feira, dia 9 de setembro. De acordo com apuração do Portal Metrópoles, Pacheco apresentou ressalvas à ofensiva contra o magistrado, mas afirmou que analisaria “com zelo” o pedido. No entanto, nos bastidores, a avaliação é que são poucas as chances de Pacheco dar sequência ao documento de afastamento de Moraes.

“Sempre tive muita prudência ao avaliar impeachment em relação a atos jurisdicionais. Decisões judiciais, por mais equivocadas que sejam, são passíveis de recursos, e é inusitado pensar em cassar um ministro por uma decisão jurisdicional quando outros ministros (do STF) confirmaram a mesma decisão. Por essa mesma razão, eles poderiam ter o mesmo destino (o afastamento). Só essa prudência que temos… Vou ter todo o zelo (na análise do pedido)”, disse Pacheco.

Bolsonaristas tentam criar a todos custo um clima contra o STF a fim de conseguir anistiar os responsáveis pelos ataques aos Três Poderes da República, em Brasília. E isso inclui as investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que continua inelegível e ainda pode responder por crimes apontados contra ele na cadeia.