Novo Hospital Universitário da UFCA vai reforçar saúde no Cariri com mais leitos, ensino e pesquisa
Em parceria com a União, por meio do Ministério da Educação (MEC), o Ceará terá mais um hospital público para a sua população. No sábado passado, dia 21 de setembro, o governador Elmano de Freitas acompanhou o ministro da Educação, Camilo Santana, na assinatura, com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do contrato de gestão especial para a construção e a gerência do futuro Hospital Universitário da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O hospital será construído em terreno doado pelo Governo do Ceará.
“O Hospital Universitário da UFCA contará com um investimento de R$ 260 milhões, e custará, anualmente, cerca de R$ 300 milhões para o funcionamento. Então é uma investimento muito valioso para a nossa população”, explicou o governador Elmano de Freitas.
As obras do novo hospital estão previstas para o primeiro semestre de 2025 e vai impactar a vida de pelo menos um milhão de pessoas na região. Será um hospital de média e alta complexidade, contando com 200 leitos, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), prestando atendimento nas especialidades de cardiologia (hemodinâmica), neurologia e especialidades ambulatoriais acopladas. O hospital também terá ala de oncologia, com radioterapia e quimioterapia.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o alcance do novo equipamento de saúde da região. “O hospital não vai atender só Juazeiro do Norte, mas toda a região do Cariri. É um hospital de alto nível, porque é um hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender a região. E também é um hospital de ensino e pesquisa para desenvolver a região”.