Kamala e Trump entram em semana decisiva para disputa pela Presidência dos EUA. Pesquisas apontam empate técnico
A disputa pela Presidência dos Estados Unidos ganha contornos de tensão e emoção na última semana de disputa. A vantagem da vice-presidente dos EUA e candidata democrata à presidência, Kamala Harris, sobre o desafiante republicano, Donald Trump, foi reduzida para menos de um ponto percentual, segundo a média nacional de pesquisas do The New York Times. A eleição nos EUA ocorrerá em 5 de novembro. Kamala Harris lidera sobre Trump com 49% contra 48%, marcando sua menor vantagem desde agosto passado.
Os estados do Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin serão decisivos para a corrida presidencial. Eles são conhecidos como “swing states” ou “estados-pêndulo” em português, uma vez que não apresentam um padrão fixo de votos e podem alternar entre os partidos em diferentes eleições.
Em discursos de encerramento contrastantes na campanha, Kamala e Trump apelam para o medo, demonizam o oponente e traçam cenários apocalípticos sobre o futuro do país caso sejam derrotados nas urnas.