Declaração da guerra comercial por Donald Trump contra países parceiros abala mercado internacional

  • 03/02/2025

Investidores compraram dólares, venderam ações e se preocuparam com a inflação nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, em uma corrida para avaliar o risco de uma guerra comercial depois que o presidente Donald Trump impôs tarifas aos principais parceiros comerciais dos EUA.

As ordens de Trump para impostos adicionais de 25% sobre importações do México e da maioria dos produtos do Canadá, bem como 10% sobre produtos da China, entram em vigor na terça-feira e já abalaram os mercados que presumiram que Trump era principalmente blefe e fanfarronice.

A liquidação se estendeu além dos mercados canadense e mexicano e das ações diretamente na linha de fogo, para criptomoedas, ações e até mesmo o porto seguro iene japonês, enquanto os investidores tentavam adivinhar os próximos passos do presidente dos EUA.

Preocupações sobre o impacto inflacionário das tarifas abrangentes no crescimento e a incerteza que isso cria para o Federal Reserve desempenharam um papel, fazendo com que tudo, exceto o dólar e os títulos do Tesouro dos EUA de longo prazo, fosse vendido.