Trump não foi eleito para governar o mundo, dispara Lula após presidente norte-americano ameaçar tomar posse da Faixa de Gaza

  • 07/02/2025

O presidente Lula criticou nesta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que o chefe da Casa Branca deve se concentrar em governar seu próprio país, e não o planeta todo.

“Eu respeito a eleição do presidente Trump. Ele foi eleito presidente da República pelo povo americano. Portanto, ele tem todo o meu respeito para governar os Estados Unidos, para manter as relações democráticas e civilizadas com os Estados Unidos”, disse Lula em entrevista à rádio Metrópole

Donald Trump continua tomando atitudes de isolamento dos EUA das decisões mundiais. Após os Estados Unidos, Israel anunciou que vai se retirar do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU. A saída de Israel do CDH ocorre apenas dois dias depois de o presidente dos Estados Unidos também ter feito o mesmo.

Dentro dos EUA, Trump também segue causando conflitos. Um juiz federal de Seattle acusou Donald Trump de ignorar o Estado de Direito para ganho político e pessoal ao declarar inconstitucional uma ordem executiva que buscava restringir a cidadania por direito de nascença. Pelo decreto de Trump, o direito à cidadania só se aplicaria a filhos de residentes permanentes legais.

Houve aplausos no tribunal depois que o juiz distrital dos EUA John Coughenour estendeu uma ordem que ele mesmo havia emitido duas semanas atrás, bloqueando temporariamente a ordem de Trump de ser implementada.