Donald Trump cumpre ameaça e impõe tarifas de 25% sobre aço e alumínio. Brasil é o segundo maior exportador para os EUA e será impactado

  • 10/02/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, um decreto que impõe tarifas de 25% para todas as importações de aço e alumínio para o país. O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA e será diretamente impactado, inclusive, empresas cearenses que exportam aço.

A medida, que pode atingir em cheio o setor de siderurgia de países como México, Canadá e Brasil, faz parte de uma das principais promessas de campanha de Trump: a taxação de produtos estrangeiros para priorizar a indústria norte-americana.

O presidente Donald Trump destacou que a tarifa será aplicada exclusivamente às importações, a partir de 4 de março. Ele mencionou que as empresas têm a opção de estabelecer filiais e trazer a produção para dentro dos EUA, o que lhes garantiria tarifa zero.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, antecipou seu retorno a Brasília nesta segunda-feira para discutir a taxação de 25% sobre o aço e o alumínio brasileiros prometida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O Brasil pode adotar o direito da lei da reciprocidade. “Se eles (Estados Unidos) ou qualquer país aumentar a taxação do Brasil, nós iremos taxá-los também. Isso é simples e muito democrático”, disse o presidente Lula (PT).