Ministro de Minas e Energia defende exploração de petróleo na Margem Equatorial como forma de gerar recursos extras para saúde e educação

  • 18/02/2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu com veemência a exploração da Margem Equatorial durante o lançamento do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, em Angra dos Reis (RJ). No evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, Silveira destacou o impacto econômico e social da exploração petrolífera na região, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

“R$ 1 trilhão de reais em contribuição para a saúde e educação com a possível exploração da Margem. Como não defender isso? Temos que gerar empregos e renda para todo o país”, declarou o ministro, respondendo às críticas sobre os riscos ambientais da exploração na região. O tema tem gerado embates dentro do próprio governo, com setores do Ministério do Meio Ambiente demonstrando resistência ao projeto.

Silveira afirmou que a Petrobras conduzirá as operações com responsabilidade ambiental e segurança, destacando que o setor energético deve ser um motor de crescimento para o país. “É assim que pretendemos explorar a Margem Equatorial, de maneira ambientalmente sustentável. O Brasil não pode abrir mão de oportunidades estratégicas”, enfatizou.

A Petrobras, segundo Silveira, será a principal protagonista dessa retomada. “A Petrobras não renova sua frota há 10 anos. Até 2029, vamos investir R$ 33 bilhões e gerar 44 mil novos postos de trabalho. Como não defender isso? Geração de emprego em toda a cadeia, é assim que o Brasil utiliza seus recursos naturais, sem ganância ou imprudência”, afirmou.