Lula inicia mudanças no Ministério. Nísia Trindade sai da Saúde e dá lugar a Alexandre Padilha. José Guimarães pode assumir Articulação Política
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi demitida pelo presidente Lula (PT) nesta terça-feira, dia 25 de fevereiro. A Saúde passa a ser comandada por Alexandre Padilha, que estava à frente da Secretaria de Relações Institucionais. O desempenho de Nísia Trindade à frente do Ministério da Saúde vinha enfrentando críticas de parlamentares e dentro do próprio Governo Federal pela demora na implementação de políticas públicas.
Em nota, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República confirmou que a troca ocorreu após uma reunião entre Lula e Nísia. O órgão informou, ainda, que Padilha assumirá a Saúde a partir da posse marcada para 6 de março, quinta-feira da próxima semana.
Com a saída de Padilha da articulação política, um dos cotados para assumir o Ministério das Relações Instituições é o deputado federal cearense José Guimarães (PT). Também são cotados o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho (Republicanos), ou o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL). No entanto, Lula deve optar deixar a articulação política com o PT e a liderança do Governo ao MDB.
