Apagão na Europa deixa Portugal, Espanha e parte da França sem energia elétrica. Causas ainda são desconhecidas
Diversas regiões da Europa enfrentaram um apagão de grandes proporções nesta segunda-feira, dia 28 de abril, afetando países como Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica e Alemanha. A interrupção no fornecimento elétrico teve início por volta das 7h30min, no horário de Brasília, e ainda não há confirmação oficial sobre as causas do problema.
Vários serviços foram interrompidos. Aeroportos e estações de trem foram afetados. A empresa ferroviária espanhola, Renfe, anunciou a interrupção de seus serviços. A operadora de aeroportos do país, a Aena, afirmou que houve alguns atrasos, mas que geradores foram ativados.
Várias companhias aéreas relatam problemas nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. Controladores de tráfego aéreo também falam em restrições ou reduções de tráfego no aeroporto de Lisboa.
Estações de metrô da capital espanhola, Madri, foram evacuadas, e o trânsito no centro da cidade é caótico por causa dos engarrafamentos causados pela falta de semáforos. Em Portugal, a polícia também confirmou que os semáforos foram afetados em todo o país, o metrô foi fechado em Lisboa e no Porto, e os trens não estavam circulando.
