Americano Robert Francis Prevost é o novo papa Leão XIV
O americano Robert Francis Prevost é o novo papa Leão XIV. Pelo menos 89 dos 133 cardeais, dois terços dos eleitores do conclave, escolheram o novo pontífice.
Após algumas votações e orações na Capela Sistina, no Vaticano, a fumaça branca finalmente subiu pela chaminé, sinalizando ao mundo que a Igreja Católica tinha um novo papa. A eleição foi concluída nesta quinta-feira, dia 8 de maio, encerrando o conclave iniciado na quarta-feira, dia 7, que reuniu cardeais eleitores de todos os continentes para definir o sucessor de Francisco, falecido recentemente.
A Sé Apostólica esteve vacante desde a morte de Francisco, momento em que o Colégio dos Cardeais assumiu interinamente a administração da Igreja, com poderes restritos apenas a decisões administrativas essenciais e à preparação do processo eleitoral. Coube ao Camerlengo, conforme o protocolo canônico, confirmar oficialmente o falecimento do Papa, organizar seu funeral na Basílica de São Pedro e supervisionar a organização do conclave. Durante nove dias, missas em homenagem ao Pontífice foram celebradas no Vaticano.
