Prefeitura de Fortaleza vai aumentar vagas de táxi. Uber está fora dos planos

  • 19/01/2017

download-2

Prefeito Roberto Cláudio anunciou nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro, um novo plano para o sistema de transporte público na Capital. As ações envolvem melhorias para os usuários de ônibus, táxis e vans.
As ações se concentram em duas vertentes: elaborar um estudo para o sistema de táxis e o lançamento de um plano de acessibilidade sustentável para o sistema público de transporte. No caso dos táxis, o planejamento prevê um aumento de frota. Hoje, são 4.886 vagas. Uma para cada 500 habitantes. A ideia é redimensionar o número de veículos e realizar um estudo para definir quantas vagas novas serão criadas até maio. Há a possibilidade de criar também uma frota de táxis elétricos na Capital.
Quanto ao plano de acessibilidade, há o desejo do poder público de integrar melhor os modais oferecidos hoje: ônibus, metrô, táxis, vans e até as bicicletas. O Município quer dar mais eficiência no deslocamento do usuário. “O estudo para adotar mudanças envolve pesquisas e consultas para quem depende do transporte público e deve durar de 18 a 24 meses”, disse Antônio Ferreira, presidente interino da Etufor.
O novo plano de transporte público para Fortaleza não inclui o Aplicativo Uber, que ainda depende de regulamentação mas circula por ruas e avenidas da Capital. A determinação do Executivo é manter fiscalização rigorosa a quem pratica o transporte de passageiros sem autorização. “O Uber é ilegal”, reforçou o prefeito Roberto Cláudio.