Temer cria ministérios e garante foro privilegiado para Moreira Franco
Logo que assumiu a presidência da República no lugar de Dilma Rousseff, Michel Temer adotou um discurso de austeridade e corte de despesas. O número de ministérios deveria ser diminuído. Não demorou e Temer já assinou uma Medida Provisória recriando dois ministérios e dando novas atribuições à pasta da Justiça, que passa a se chamar Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
Assumiram os cargos: Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência da República), Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Luislinda Valois (Direitos Humanos).
O pior de tudo é que a nomeação de Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência da República, com status de ministro, garante a ele foro privilegiado. Franco foi citado na Operação Lava Jato.
No ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi também nomeado ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil, pela então presidente Dilma Rousseff. A nomeação foi suspensa no dia seguinte pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Desta vez, não houve muitos protestos na mídia e muito menos ações na Justiça para barrar a nomeação. O Governo, claro, diz que não há semelhança nenhuma nos dois casos. Sei, sei…