Governo Federal deve anunciar esta semana mais medidas para enfrentar recessão
Diante do quadro de instabilidade política, a equipe econômica prepara um pacote de ações para ir de encontro a recessão que atinge o País. O Governo Federal também aproveita para enfrentar a guerra contra o impeachment da presidente Dilma, já que a insatisfação popular com os rumos da economia prejudica o embate na Câmara dos Deputados.
O Governo quer facilitar o atendimento das demandas políticas de aliados e “neoaliados” e ajudar a criar um ambiente mais favorável com a população, como tem cobrado o ex-presidente Lula. As novas medidas econômicas são aguardadas para esta semana.
São concessões de crédito e redução de taxas de juros em operações do BNDES e de fundos constitucionais. A equipe econômica também pediu um abatimento da meta fiscal em até R$ 120 bilhões para acomodar mais despesas, inclusive na área de defesa, e recursos não previstos para os Estados de R$ 1,95 bilhão. Devem ser atendidos pleitos de renegociação agrícola com bancos oficiais. Na semana passada, o Governo também acertou um pacote de socorro aos Estados e alongamento da dívida com a União.