Sarney tem foro privilegiado no STF mesmo sendo ex-senador

  • 22/02/2017

images (20)

O ex-ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, está com uma vaga no STF assegurada. O plenário do Senado já aprovou. A notícia é ruim, diante da possibilidade de Moraes ir apenas defender os interesses de antigos aliados na Corte. O que é fato é que no STJ já tem muito ministro fazendo isso. A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, por exemplo, decidiu que o juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal no Paraná, não pode utilizar em investigações da Operação Lava Jato que tramitam na primeira instância citações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado ao ex-presidente da República e ex-senador José Sarney.

Ele não tem foro privilegiado no Supremo porque não é mais senador. Mesmo assim, quatro ministros avaliaram que citações a Sarney estão diretamente relacionadas a autoridades com foro privilegiado no Supremo e devem continuar sob análise no STF.
O único voto contrário foi o do relator da Lava Jato no Supremo, ministro Luiz Edson Fachin, que manteve decisão de Teori Zavascki, de setembro do ano passado. Fica ou não fica difícil acreditar em punição aos verdadeiros corruptos?