Comissão do impeachment de Dilma vota parecer do relator na próxima segunda-feira
Com o parecer favorável ao impeachment do relator Jovair Arantes (PTB-GO), a Comissão Especial da Câmara dos Deputados deve votar o parecer na próxima segunda-feira, dia 11 de abril. Jovair Arantes avaliou no seu parecer que Dilma cometeu crime de responsabilidade com as pedaladas fiscais, através da utilização de dinheiro de bancos federais para cobrir despesas do Tesouro. O relator aponta também irregularidades na autorização de créditos suplementares sem autorização do Congresso Nacional.
Para ser aprovado pela Comissão Especial é necessária maioria simples na apreciação dos seus 65 integrantes. Aprovado na Comissão, a votação do relatório segue para o plenário quando são precisos 342 votos favoráveis dos 513 deputados federais da Casa. Assim, o processo segue para o Senado que define pelo afastamento da Presidente da República.
O Planalto não deve conseguir barrar o impeachment na votação dentro da Comissão. A oposição tem cerca de 35 dos 65 votos. Já no plenário, o Governo negocia com pequenos e médios partidos para ganhar apoio. E corre contra o tempo. Nesta quarta-feira, o presidente do Partido Progressista (PP), Ciro Nogueira, senador pelo Piauí, garantiu que o partido permanecerá na base de apoio ao governo da presidente Dilma. A legenda tem a quarta maior bancada da Câmara com 49 deputados.