Assembleia Legislativa aprova reajuste dos servidores estaduais e média salarial do Nordeste para os militares

  • 16/03/2017

download (1)

Após muitos embates entre governistas e oposição, a Assembleia Legislativa votou a equiparação dos salários de policiais e bombeiros militares pela média do Nordeste, o reajuste do restante dos servidores públicos estaduais e a criação de novos cargos comissionados no Tribunal de Justiça do Ceará. Com a aprovação, o coronel com a maior remuneração na PM ou Corpo de Bombeiros, passa a perceber R$ 12.494,15, enquanto que o soldado terá salário-base de R$ 3.216,02.

Por 26 votos a favor e 9 contra, os deputados aprovaram a criação de 398 novos cargos comissionados para o TJ do Ceará. O Projeto de Lei nº 11/17 extingue 81 cargos em segundo grau. Com o incremento, o Poder Judiciário passará a contar com 1.217 cargos comissionados.

O aumento do funcionalismo público para 2017 também foi aprovado. Pela proposta do Executivo, quem tem remuneração mínima, o Estado seguirá o percentual de inflação, de 6,29%. Os demais servidores receberão 2%. “O Governo promete efetuar o pagamento retroativo a primeiro de janeiro na próxima folha salarial. É preciso entender que mesmo com o atual quadro de crise econômica, estamos garantindo algum reajuste para o servidor”, avaliou Evandro Leitão, líder do Governo na Assembleia Legislativa.